quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR

FALA DA GESTORA:

       Colegas falar em professor é a melhor coisa, pois este é um dom que Deus nos deu, em podermos transmitir tudo aquilo que aprendemos ao longo de nossas vidas. A grandiosidade do mestre é sempre andar de cabeça erguida mesmo tropeçando nas pedras que encontramos em nossos caminhos.

HOMENAGEM AO PROFESSOR

As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, As críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz. Felicidades!!!


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Blitz Ambiental

         Ação do Projeto Político Pedagógico realizada no 3º bimestre no mês de setembro, uma Blitz Ambiental com coleta seletiva do lixo da escola e da cidade e uma palestra sobre Políticas Ambientais e desenvolvimento Sustentável ministrada pela Engenheira Ambiental Tatiana Zanom, a fim de sensibilizar quanto á importância da limpeza do ambiente escolar, envolvendo alunos do 1º ao 9º ano. Com o objetivo de promover a conscientização da cidadania ambiental entre a comunidade escolar e local, bem como valorizar e socializar a conscientização sustentável, visando transformar a Escola mais limpa, mais verde e com melhor qualidade de vida. Onde foi abordado que Política ambiental é o conjunto de metas e instrumentos que tem por objetivo reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente via ação, tornando um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. A ação foi ministrada pelas professoras Ellem, Rosimária e Clecy. A ação foi realizada com sucesso.

Histórico da Escola Estadual João Pires Querido

        A Escola Estadual João Pires Querido foi criada pela Lei nº. 10.282 de seis de outubro de 1987, Art. 1º/ 87  pelo então Governador do Estado de Goiás Íris Rezende Machado. O Projeto foi executado em 30 dias após sua aprovação, durante o Programa “Mutirão das 1.000 salas de aula”. A escola era composta de quatro salas de aula, uma mini cantina, uma pequena sala onde funcionava a parte pedagógica e administrativa e dois banheiros, sendo um masculino e o outro feminino, uma casinha de quatro cômodos.
         No período da criação da Escola, o Senhor João Pires Querido, Prefeito de Porto Nacional, foi extremamente  importante para o município e para o primeiro Prefeito de Silvanópolis o Senhor Alexandrino Ferreira dos Santos  que resolveu dar ao amigo o mérito de Patrono da Escola, ficando assim nomeada Escola Estadual João Pires Querido, a qual atendia as séries iniciais (1ª a 4ª série do ensino fundamental), tendo como primeira gestora a Senhora Iracy Pereira de Souza nomeada pela Portaria 0415/86.. A Gestora atuou até 1990 quando foi substituída pela professora Maria da Paz Cavalcante Pereira, responsável pela implantação da 5ª serie do ensino fundamental na Escola a partir de 1991. Ainda em 1991 a diretora Maria da Paz foi substituída pela professora Maria Eliete Gomes da Cunha que deu continuidade criando o ensino fundamental de 6ª a 8ª série.
        Em 1994 houve eleição para diretor, sendo eleita a professora Argemira Guimarães Sousa que atuou no período de oito meses e foi substituída pela professora Denise Povoa Bezerra Pinto indicada pelos representante político em Silvanópolis – To nomeada pela autorização 074/74.
        Em 1997, foi criada a Associação de Apoio à Escola que oportunizou a escola  condições de comprar os materiais pedagógicos e tecnológicos que necessitava. Em 1998 assumiu a direção o professor João Rodrigues Pereira. Na sua gestão foi criada em 2001 a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos de 5ª a 8ª série no período noturno e uma classe do Programa Aceleração da Aprendizagem. Sendo substituído a direção em 2003 pela professora Ellem da Silva Rosal Guimarães e no ano de 2004 dar-se a implantação da Educação de Jovens e Adultos – EJA do ensino médio 3º segmento.
        Em dois mil e cinco na gestão da professora Ellem da Silva Rosal Guimarães, vendo a necessidade de um espaço físico adequado na Escola Estadual João Pires Querido, solicitou ao prefeito Municipal Dr. Alberto Gomes Pereira e a Câmara de Vereadores apoio para a conclusão de um prédio que já havia dez anos de existência. Onde a mesma seria transferida para este prédio. O Prefeito solicitou ao governador Marcelo Miranda e foi atendido.
            No dia vinte e oito de setembro a Secretária de Educação e Cultura Senhora Dorinha Seabra juntamente com a equipe diretiva da Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional, fez entrega do novo prédio aonde foram recebidos por funcionários, alunos, pais e comunidade com um grande evento na escola.  A secretária entregou a escola com seis salas de aula, secretaria, diretoria, cantina, sala dos professores biblioteca, três salas pequenas, seis banheiros uma quadra de esporte e uma área coberta.  Por solicitação da diretora ainda havendo necessidade de três salas devido o espaço onde funcionava a biblioteca era inadequado, e a outra o Laboratório de Informática e uma sala de aula. Que foram concluídas no mês de janeiro 2007. No ano de 2008 houve mudança no quadro diretivo da escola, criando o diretor administrativo adjunto e o diretor pedagógico. Ficando no pedagógico o professor Francisco Putencio dos Santos gestor geral e professora Ellem da Silva Rosal Guimarães Diretor Administrativo Adjunto. No incio de 2009 houve mais um processo de mudança em relação aos diretores, ficando como diretor geral o professor Noel Rodrigues Campos e a diretora administrativa adjunta a professora Vera Cruz da Silva. Em 2011 houve novo processo de mudanças no quadro diretivo da escola, sendo instinto a função de diretor administrativo adjunto retornando para secretário geral. Assumindo a função de diretor geral a professora Elzuília Alves Ferreira.